quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sensação Termica


Definição

Sensação térmica ou wind chill, em inglês, é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento.

Existem quatro tipos de transferência de calor de um corpo para outro, são eles: condução, evaporação, irradiação e radiação.

Condução

É o tipo de transferência de calor onde ela acontece através da agitação atômica do material, sem que ocorra o transporte de matéria. Tal agitação ocorre em virtude do aumento da energia cinética dos átomos que compõem o material.

Energia Cinética: é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos.

Algumas substâncias, como exemplo os metais, conduzem rapidamente o calor. Tais substâncias são denominadas de bons condutores térmicos. Outras substâncias como o ar e a lã quase não conduzem calor, sendo denominados de isolantes térmicos. Como aplicação prática é possível citar os agasalhos. Esses são feitos de matérias que não são bons condutores de calor. Ao vestir um agasalho em época fria, o agasalho bloqueia o calor humano, mantendo-o sempre quentinho. Outros objetos nos fazem ter a sensação de que, ambos em um mesmo ambiente, um parece estar mais frio do que o outro. Uma barra de metal a 35°C parece estar mais fria que um pedaço de madeira à mesma temperatura.

Convecção

É o tipo de transferência de calor que ocorre nos líquidos e gases e é feita por meio de correntes de convecção que se formam a partir da diferença de densidade entre as partes quentes e frias dos líquidos e gases em questão. Como exemplo a geladeira, o resfriamento dos alimentos é feito através das correntes de convecção dentro da geladeira. O ar quente é menos denso do que o ar frio, sendo assim o ar quente sobe e o frio desce, resfriando assim os alimentos.

Radiação

É o tipo de transferência de calor que ocorre através de ondas eletromagnéticas (raios infravermelhos), que podem se propagar na ausência de matéria, vácuo. O Sol é um exemplo disso. As ondas de calor, que aquecem a Terra, viajam no vácuo. O aquecedor solar também é um bom exemplo deste tipo de transferência de calor. Esse absorve a energia proveniente do sol e aquece a água do banho, por exemplo. A garrafa térmica é outro exemplo, entre suas paredes não existe matéria, sendo assim, as ondas de calor se propagam no vácuo existente e refletem sobre uma parede espelhada, fazendo com que o calor permaneça sempre ali, aquecendo o líquido que está na garrafa.

Evaporação

É o tipo de transferência de calor na qual o corpo ao receber calor passa do estado líquido para o gasoso. Um exemplo disso são os rios e mares. Os raios solares aquecem as águas e fazem com que as moléculas da mesma adquiram maior energia cinética, passando do estado líquido para o gasoso. Outro bom exemplo é o próprio corpo humano. Ao mínimo movimento que realizamos durante nossas atividades diárias, nosso corpo transpira, esse fato de transpirar é a evaporação da água contida no corpo. A transpiração é um meio que o organismo tem de controlar a temperatura corporal, mantendo o mesmo sempre numa temperatura ideal de funcionamento.